Não, não estou tentando ser chique, eu explico. Estava muito afim de fazer/comer um filé com mostarda granulada (foto). Gosto muito daquele paladar (azedo-picante?). Comprei a mostarda no sábado e domingo bem cedo (10h) tirei o a peça de filé do freezer, tirei-o da bandeja de isopor e coloquei-o em um saco de congelamento bem vedado e coloquei em uma bacia com água, para acelerar o descongelamento. Depois de dar um mergulho na piscina do condomínio até o meio-dia, subi e comecei a procurar um vinho tinto que o José havia ganho da empresa no natal, qual foi a minha surpresa ao ver um vinho Verde (português) que de tanto ficar naquele suporte de servir vinho, onde a garrafa fica inclinada a 45 graus. não sei explicar exatamente o porque, mas a rolha começou a vazar. Depois de abrir a garrafa com o saca-rolha ela (a rolha) desmanchou-se na minha mão, mas o vinho ainda estava bom. Resultado:
Filé ao vinho verde e mostarda granulada
Ingredientes:
1 peça de filé mignon
Vinha D'alho:
3 dentes de alho grandes.
1 cebola pequena
2 taças de vinho tinto Verde (ou não [risos])
1/2 colher de sopa de sal (ou menos!)
Molho:
1 cebola média
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de mostarda granulada
2 colheres de azeite
1 colher de sopa de pimentão vermelho
1 colher de sopa rasa de Fondor
12 azeitonas pretas pequenas
1 colher de café de páprica picante
1 colher de café de mostarda amarela
3 pitadas de canela
2 pitadas de noz moscada
2 pitadas de pimenta do reino.
Sal a gosto.
1 colher de café de Maizena
2/3 de xícara de água.
Corte o filé em bifes mais ou menos grossos, no meu caso cortei-o transversalmente para obter bifes pequenos, mas ligeiramente altos.
Processe e misture o ingredientes do vinha d'alho e deixe o filé de molho durante uma hora, no mínimo.
O molho: Coloque o azeite na panela em fogo alto, acrescente o alho, a cebola e o pimentão previamente processados e o fondor, depois de refogá-los por algum tempo acrescente a mostarda granulada, acrescente aos poucos os outros temperos.
Em um copo dissolva a maizena na água fria, acrescente à panela, mexa mais um ou dois minutos novamente em fogo alto, depois apague o fogo. Ele deve ficar na consistência de molho ralo.
Prepare os bifes com azeite ou margarina culinária, lembrando de virá-los apenas uma única vez - para que fiquem bem macios. Leve à mesa com arroz branco e o molho em separado.
Bom apetite!
Atualização: (foto by Paulo Mello)
Olá Paulo, adoro cozinhar e bisbilhotar receitas alheias. Faço um filé como esse com algumas variações, e confesso ser uma delícia. Vou testar o seu, mas preciso de ajuda quanto ao vinho...Vou ter que deixar vasando....esfarelar a rolha...e outros afins???
ResponderExcluirBrincadeira. Amei a forma simples com que passa as receitas, porém com clareza. Serei assídua.
Grande abraço .